Missão é o Espírito Santo em movimento

PARTE 2

Penticost-w761

Pentecostes, Hyatt Moore

Lucas é o evangelista que trata detalhadamente da obra do Espírito Santo[1]. Além de mostrá-lo como o agente da encarnação, evidencia-o como um personagem que movimenta a missão de Jesus, desde o anúncio da concepção: “Descerá sobre ti o Espírito Santo” (1.35); passando pelo batismo de Jesus: “E o Espírito Santo desceu sobre ele” (3.22); enchendo-o e guiando-o ao deserto para ser tentado: “Cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo Espírito no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo” (4.1); concedendo poder para Jesus começar seu ministério: “Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galileia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança. E ensinava nas sinagogas” (4.14-15); confirmando, legitimando e ungindo Jesus para o cumprimento de sua missão: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu para trazer as boas novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar que os cativos serão soltos, os cegos verão, os oprimidos serão libertos, e que é chegado o tempo do favor do Senhor” (4.18-19).

Lucas também descreve a intervenção do Espírito Santo na vida de outros personagens. É o Espírito Santo que prepara o filho de Zacarias como futuro profeta e testemunha da verdade; que solta a língua de Zacarias para celebrar a redenção divina; que ilumina a mente de Isabel para descobrir a grandeza da mãe do Senhor; que sustenta o velho Simão na espera da consolação de Israel e o impele para o templo, para que seus olhos extasiados contemplassem a divina salvação.

A presença do Espírito Santo é fundamental na missão. Sem ele, a obra salvífica, iniciada pela encarnação, morte e ressurreição de Jesus, não poderia continuar. Somente depois da descida do Espírito, no dia de Pentecostes (At. 2.2-4), os discípulos puderam efetivamente começar sua missão.

Leia a primeira parte do artigo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s